31 / 10 / 2022

Amigo Secreto: saiba como organizar e inovar

Amigo Secreto: saiba como organizar e inovar

O jogo do Amigo Secreto é uma excelente forma de poupar dinheiro e de testar o grau de conhecimento, confiança e intimidade que existe entre duas pessoas.

Vamos falar um pouco sobre presentes, dizemos-lhe como organizar o Amigo Secreto, damos-lhe algumas dicas de como fazer o amigo secreto online (uma opção ideal para quem não consegue reunir os amigos e familiares antes do Natal) e ainda sugerimos algumas ideias de presentes criativos.

Ao longo dos tempos, dar presentes assumiu um papel muito importante nos relacionamentos humanos. Dar e receber presentes faz parte de todo o tipo de relações: surge numa relação pessoal, mas também em relações profissionais, sociais e até políticas.

Os presentes reforçam laços, simbolizam afeto, assinalam datas e fazem-nos sentir especiais.

Para compreendermos a história da oferta de presentes, devemos olhar para o significado por detrás dos presentes e perceber por que razão sentimos que dar uma prenda é uma parte importante de qualquer relação.

Embora a natureza da dádiva de presentes tenha mudado ao longo dos anos, e possa diferir de cultura para cultura, as razões pelas quais as pessoas dão presentes permanecem praticamente as mesmas.


Quando surgiu a tradição de dar presentes?


A tradição de dar presentes não é certamente nova nem é o resultado dos tempos modernos. Tem milhares de anos e é praticada por todas as nações, culturas, sociedades e religiões.

Fomos investigar e perceber como foi vivida a troca de presentes em diferentes civilizações e em diferentes períodos históricos. Cada cultura tem uma relação muito interessante e única com a arte de dar presentes.

A oferta e o significado dos presentes mudou certamente ao longo dos anos! Embora a oferta de presentes tenha sido comum a todas as civilizações, as razões para dar presentes, bem como a natureza dos presentes, variam.

Esta linha temporal dá uma vista de olhos a algumas das diferentes civilizações, mostrando como dar presentes foi vivido em diferentes períodos históricos.


Civilizações primitivas


A antiga tradição de dar presentes já existia nos homens primitivos. Era importante para estabelecer o domínio, ser respeitado e constituir uma família.

Os líderes das tribos ofereciam muitas vezes objetos, como sinal de apreço, a alguém que tivesse realizado algo grandioso para o grupo.

Por outro lado, os homens comuns davam muitas vezes presentes para demonstrar domínio e afeto. Os presentes que davam revelavam a capacidade de apoiar e sustentar uma família, tornando-os atraentes para as mulheres!

Os presentes típicos dados entre os homens primitivos eram dentes e pedras. Eram muito apreciados, uma vez que podiam ser esculpidos, criando um colar ou outros acessórios, exibidos na tribo com orgulho!


Egípcios Antigos


Os Egípcios Antigos foram os grandes responsáveis pela tradição de dar presentes nos aniversários! 

O dia da coroação de um faraó era considerado mais importante do que o seu próprio dia de nascimento, tornando-se este dia o seu aniversário: o dia em que se transformavam em Deuses e iniciavam uma nova vida!

Os Faraós eram presenteados com muitos presentes especiais.

Os Egípcios Antigos também enterravam muitos presentes com os falecidos, pois acreditavam que presentes especiais ajudariam na sua transição para a vida após a morte.

Os egípcios ricos eram enterrados com presentes mais elaborados, enquanto os egípcios comuns recebiam mais artigos do dia a dia, tais como taças e comida.


Grécia Antiga


Os Gregos acreditavam que os espíritos malignos viriam assombrar os entes queridos no seu aniversário, pelo que os visitavam para levar bons votos e presentes para tentar impedir esses espíritos de aparecerem.

Curiosamente, foi também aqui que surgiu a tradição de apagar as velas, uma vez que os gregos usariam o seu desejo e o acto de apagar a vela para enviar um pedido aos Deuses de proteção dos aniversariantes.

Era também costume na Grécia Antiga receber com presentes viajantes que entravam na sua casa, para o caso de serem realmente deuses disfarçados.


Idade Média


Durante a Idade Média, os presentes valiosos eram muitas vezes alimentos e destinavam-se a ser um símbolo de poder! Se se quisesse obter favores políticos ou religiosos, ou simplesmente mostrar lealdade às instituições, a doação de presentes era certamente o caminho a seguir.

Livros e manuscritos eram presentes bem recebidos, uma vez que na altura eram muito dispendiosos e raros.

Outro tipo de presente invulgar mas comum durante a Idade Média era o dote. O dote era um presente que podia ser dinheiro, uma propriedade, gado ou outros objetos de valor dados por um homem ao pai da mulher que queria pedir em casamento! Este presente era uma cortesia comum na Idade Média.


Atualmente


Embora, como vimos, a oferta de presentes tenha começado com os homens primitivos a oferecer artigos simples para provar a sua capacidade de sustentar uma família, tornou-se uma parte incrivelmente crucial das nossas vidas. Como todos sabemos, a oferta de presentes faz parte de muitas ocasiões e é esperada em eventos especiais, como o Natal ou os aniversários.

Algumas tradições curiosas de presentes


Algumas tradições curiosas de presentes


China


O maior evento na China todos os anos é o Ano Novo Chinês, que dura quase duas semanas.

Há uma importante tradição de dar presentes nesta ocasião, mas todos os presentes devem ser embrulhados em papel de embrulho vermelho, uma vez que a cor vermelha é conhecida por representar riqueza e prosperidade.

Isto mostra que se deseja boa sorte e um bom ano aos entes queridos a quem se dão presentes. Por sua vez, as cores azul, preto e branco devem ser evitadas, porque representam a morte. (Curiosamente, acontece o mesmo com o número 4! Se, por exemplo, alguém der dinheiro como presente, nunca deve dar uma quantia com o número 4!)


Japão


As crianças que têm 3, 5 ou 7 anos de idade têm especialmente sorte nos seus aniversários! Como, antigamente, muitas crianças não chegavam a atingir essas idades, tornou-se uma tradição celebrar duplamente quando as crianças fazem 3, 5 ou 7 anos.

Além de celebrarem o seu aniversário real, as crianças destas idades visitam um santuário e recebem muitos doces (além dos presentes habituais).


Índia


Diwali é uma festa religiosa hindu anual, conhecida como festival das luzes, e que se realiza ao longo de cinco dias. 

Sendo o festival mais importante do país, as pessoas celebram o triunfo do Bem sobre o Mal e trocam presentes com a família e amigos no 4.º dia! 

Os presentes comuns para dar e receber nesta ocasião especial são cestos de oferta e doces tradicionais indianos.


Rússia


Todas as pessoas que participam na festa de aniversário de uma criança na Rússia recebem tradicionalmente um presente.

Nesta tradição russa, os presentes são pendurados num estendal de roupa e todas as crianças levam um presente para casa.


Médio Oriente


O ato de dar presentes é muito importante na cultura árabe. Ser hospitaleiro e amigável também está muito ligado à cultura árabe, sendo habitual que se troquem presentes numa infinidade de ocasiões.

Mesmo que uma família não conheça muito bem o seu vizinho, por exemplo, é tradição a troca de presentes em todas as ocasiões religiosas ou se forem visitar a sua casa.

Isto mostra que dar presentes é muito importante como um costume habitual e para manter relações com todos à sua volta, incluindo a família e aqueles que não se conhece muito bem!


Alguns dos presentes mais espetaculares de todos os tempos



Jardins suspensos da Babilónia


O rei Nabucodonosor II, da Babilónia, para confortar a sua mulher, Amitis, que sofria com muitas saudades da vegetação da sua Pérsia natal, construiu 600 anos antes de Cristo os Jardins Suspensos da Babilónia, considerados uma das sete maravilhas do mundo.



Ovos Fabergé


Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e os seus assistentes, entre 1885 a 1917, para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, ouro, pedras preciosas e diamantes, escondiam no seu interior surpresas e miniaturas. Encomendados a Peter Carl Fabergé, eram oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial.



Estátua da Liberdade


A Estátua da Liberdade foi oferecida aos americanos pelos franceses. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789.

O gesto foi uma forma de comemorar a amizade entre as duas nações. Terminada em 1884 (em França), foi inaugurada em 1886.



Hanno, o elefante branco


Nascido em 1510, Hanno, um elefante albino, viajou da Índia para Roma, onde foi oferecido pelo rei D. Manuel ao Papa Leão X , para comemorar a sua coroação. Muito raros, os elefantes brancos eram considerados sagrados e portadores de boa sorte. O papa ficou tão apaixonado pelo animal, que contratou o pintor renascentista Rafael para o pintar.


Origem do amigo secreto


O Amigo Secreto ou Amigo Oculto tornou-se tão comum que nem nos perguntamos onde e quando nasceu.

Com as suas raízes no Natal, tornou-se uma das tradições mais populares para celebrar com a família, amigos e colegas de trabalho.

Falar da origem do amigo secreto leva-nos a três versões diferentes:


Origem na Grécia Antiga


A primeira versão defende que teria surgido na Grécia Antiga. Nas cidades gregas, havia muitas pessoas influentes, com cargos e funções importantes, a quem eram oferecidos, de forma aleatória (com um sorteio), presentes.


Origem nos povos nórdicos


A segunda versão defende que a origem do amigo secreto surgiu no século VIII, quando, numa forma de ritual, os povos nórdicos trocavam presentes, ao amanhecer, para celebrar pactos que tinham com os deuses.


Origem nos Estados Unidos


Por fim, a terceira versão defende que o amigo secreto surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX. Há motivos plausíveis: os operários queriam presentear os seus colegas nas festas de final de ano, mas não podiam oferecer presentes a todos os colegas.

Então, para que um não fosse mais privilegiado do que o outro, e todos pudessem dar e receber presentes, a solução encontrada foi trocar presentes por meio de um sorteio.

O Amigo Secreto popularizou-se e hoje é praticado em quase todo o mundo. Feito em empresas, escolas e até dentro de casa, junto com a família, reúne crianças, jovens e adultos.

Fazer o sorteio desperta alguma tensão e suspense, criando muitas expectativas e adrenalina.

Do Amigo Secreto surgiram variações e adaptações (não tão conhecidas por cá, como o Amigo da Onça, por exemplo), mas o intuito é sempre o lazer, a diversão e o convívio.

É tradicionalmente jogado como uma troca de presentes através de um sorteio, tipicamente ao tirar nomes de um chapéu ou recipiente, mas, atualmente, existem outras formas de jogar o clássico Amigo Secreto.



Versão clássica do Amigo Secreto


Está a organizar uma troca de presentes?

“A quem é que terá calhado o meu nome?”, “Quem é que me vai dar o presente este ano?” ou “O que vou comprar agora?’” são das perguntas mais comuns…

As regras do Amigo Secreto tradicional são simples:

  1. Escrever os nomes: peça a todos os participantes do Amigo Secreto que escrevam o seu nome num papel.
  2. Fazer as Listas de Desejos: Peça a todos que escrevam dois ou três presentes que gostariam de receber.
  3. Definir um orçamento: estabelecer o valor que cada participante deve gastar.
  4. Fazer o sorteio dos nomes: Chegamos à parte mais divertida: a hora do sorteio. Todos depositam o seu nome num recipiente. Cada jogador sorteia um papel, um a um. Garanta que as pessoas não veem os papéis umas das outras.
  5. Agendar uma data para o encontro: Escolha uma data em que todos estejam disponíveis para a troca de presentes.
  6. A celebração: Quando se juntarem no dia da celebração, é necessário garantir que o presente de cada um tem uma etiqueta com o nome do presenteado.

É um mistério para quem dá e para quem recebe presentes – e por isso é tão divertido!



Amigo Secreto online


Mas já não precisa de andar a fazer tudo com papéis, chapéus ou caixas, pode facilmente sortear e criar listas de desejos online: sabe que nunca se vai sortear a si mesmo, pode definir exclusões, criar guias de presentes personalizados e até adicionar ou excluir posteriormente outro membro do grupo.

A parte divertida do clássico jogo do Amigo Secreto é manter o segredo e ser surpreendido com um presente criativo e original!

Para o ajudar a organizar o Amigo Secreto e escolher a plataforma mais adequada para o sorteio, sugerimos quatro sites e duas apps. A escolha é sua!

Das várias opções, pode escolher aquela que é mais adequada para si e para o seu grupo.

O Sorteio Amigo Secreto é um site simples que permite apenas introduzir o nome e os contactos das pessoas que vão participar, informando cada uma das pessoas por e-mail.

É necessário criar uma conta no site, mas é possível usar o Facebook para isso. Os passos seguintes são simples, basta criar um nome para o sorteio do amigo oculto e adicionar os participantes, via e-mail de cada um.

A parte interessante é que é possível criar algumas restrições: pode evitar-se que um casal se presenteie entre si ou que dois irmãos se sorteiem um ao outro…

O Drawnames é um site que permite criar um grupo (introduzindo os seus nomes), enviar convites, configurar a troca de presentes e escrever uma mensagem para o grupo.

Aqui, é possível sortear nomes em direto de um chapéu virtual ou enviar a cada participante o seu convite para sortear um nome para a sua troca de presentes.

Permite ainda fazer perguntas anonimamente: ao aceder à lista de desejos da pessoa sorteada, é possível enviar perguntas e receber as respostas anonimamente para ajudar a escolher o presente perfeito!

O Amigo Secreto permite definir o valor máximo do presente, a data e hora do sorteio e a data da comemoração.

Para usá-lo, basta criar uma conta com o seu e-mail e, em seguida, o nome do grupo de Amigo Secreto e adicionar os participantes. Também pode entrar num grupo existente, caso tenha sido convidado por alguém. É necessário definir a data e a hora do sorteio.

Tem a opção de criar uma lista de presentes a partir do valor estipulado pelo grupo. Também é possível enviar mensagens anónimas ao seu amigo secreto e aos outros participantes.

O Secret Santa Organizer é um organizador de troca de presentes online gratuito (também tem a app). Depois de ter recebido um e-mail do Secret Santa Organizer, pode adicionar a sua própria lista de desejos, que será encaminhada para o seu Secret Santa.

São necessários pelo menos 3 participantes, sendo o primeiro participante o administrador, que receberá um link de confirmação por e-mail. Uma vez validada, a sua lista de amigos secretos será criada e todos os usuários receberão uma mensagem junto com o nome do amigo secreto.

A app Amigo Secreto 22, disponível para Android e iOS, permite criar um grupo e adicionar os participantes, que não precisam de ter a app instalada. Pode convidá-los por e-mail ou, se preferir, enviar o código do grupo para quem baixar o Amigo Secreto 22.

Sorteio Amigo Secreto - App Amigo Secreto 22 - Google Pkay
Sorteio Amigo Secreto - App Amigo Secreto 22 - App Store


Na app Papelzinho, pode criar vários grupos: o número de participantes é infinito e todos podem colocar até três opções de prendas para o amigo secreto.

Sorteio Amigo Secreto - App Papelzinho - Google Play
Sorteio Amigo Secreto - App Papelzinho - App Store


Melhores ideias de presente para Amigo Secreto


Dar presentes é crucial para manter e fortalecer as relações com aqueles que nos rodeiam, o que por vezes torna a procura por um presente perfeito uma tarefa bastante exigente, mas que é seguida por uma sensação de recompensa.

Dentro de um presente há sempre dois mundos: quem dá e quem recebe. Um presente pode, e deve, simbolizar o encontro entre dois mundos e histórias.

Presentear alguém é uma excelente oportunidade para cultivar as relações, e, por isso, é fundamental encontrar um presente original, criativo e que perdure no tempo e na memória.

Depois de saber a quem vai oferecer o presente, pense sobre os interesses dessa pessoa:

O ideal é tentar descobrir informações sobre a pessoa, o que faz, quais são os seus hobbies, se tem algum talento escondido, etc.

Gosta de música?

É um leitor ávido?

É apreciador de jardinagem?

Adora animais? E sabe tudo sobre eles?

Tem preocupações ambientais?

Não perde um bom filme?

Trata a arte por tu?

É um verdadeiro chef?

É bem-humorado e todos os motivos são bons para rir?

Adora causas e luta por elas?


Não sabe que presente oferecer ao Amigo Secreto


Precisa de ajuda?


Como vimos, organizar o amigo secreto no Natal é, na verdade, uma tarefa fácil. Difícil pode ser escolher uma prenda “engraçada” e única, que seja inesquecível.

Temos algumas sugestões, seja para a namorada, para o marido, para um primo afastado ou um colega de trabalho:

Experimente o nosso motor de pesquisa de presentes inesquecíveis.

Na Mogando, se nos perguntam pelo Amigo Secreto ou por prendas criativas e originais, só podemos responder: “Presentes”.



Artigo de Catarina Pereira



Subscreva a Mogando Now!
  • Partilhar este artigo