Ganhe um cupão com 20% de desconto para a primeira compra. Subscrever
Dia do Pai - 10 Tipos Diferentes de Superpais

Dia do Pai - 10 Tipos Diferentes de Superpais

Dia 19 de março é o Dia do Pai, um dia especial para homenagear aqueles que nos ensinam, orientam e apoiam ao longo da vida. Um dia para recordar todos os momentos que partilhamos juntos e agradecer (e retribuir) o amor incondicional, numa relação única e especial.

Neste dia, celebramos os pais em todas as suas formas e feitios: aqueles que estão ao nosso lado, aqueles que são as figuras paternas, os que são os verdadeiros pais, aqueles que já partiram e aqueles que nunca deixam de nos guiar, mesmo estando longe.


Como nasceu o Dia do Pai?


A sua origem permanece ainda um mistério, mas há duas teorias principais que explicam a origem deste dia.

Aquela que é mais consensual aconteceu nos Estados Unidos da América. Em 1909, Sonora Louise Dood quis homenagear o seu pai, que trabalhava como militar, e que a tinha criado e aos irmãos, sozinho, depois da morte da mãe no parto.

Outra das teorias defende que a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao dia. No ano de 2000 a. C., um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

Independentemente da origem desta data (mais aqui), achamos que a melhor forma de celebrar este dia é fazê-lo no dia 19 de março e todos os outros dias.


Em Portugal


Em cada país, o Dia do Pai também está relacionado com a cultura e a história de cada país.

Em Portugal, este dia coincide com o Dia de São José, que mais não é do que o pai adotivo de Jesus. São José foi considerado o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias e, por causa da sua dedicação, a Igreja dedicou-lhe o dia 19 de março.


Porquê comemorar o Dia do Pai?


Não podemos deixar um dia destes em branco. É importante comemorar o Dia do Pai e demonstrar o quanto gostamos dos nossos pais.

Precisa de motivos?


1. Reconhecer e valorizar

Comemorar a data é uma forma de valorizar a presença da figura paterna nas nossas vidas e de reconhecer a importância que tem nas nossas vidas.


2. Estreitar vínculos

Mesmo entre adultos, a comemoração desta data pode ser uma forma de unir pais e filhos, principalmente quando este relacionamento não foi positivo no passado ou quando há algum afastamento no presente.


3. Demonstrar amor

Um dia festivo é um momento ideal para demonstrar e viver o sentimento que liga um filho ao pai ou a quem desempenha esse papel.


Os superpais


Dia do Pai - O paizão


O paizão


Pais que procuram, ao mesmo tempo que exercem a função paterna, construir uma relação de amizade e proximidade com os seus filhos, estando lá, sempre que é preciso.


O pai gourmet


Pais com paladar sofisticado que gostam de partilhar as suas receitas com familiares e amigos, adoram experimentar receitas novas ou de adaptar receitas tradicionais, sempre com a família como cobaia.


Dia do Pai - O pai artista


O pai artista


Pais que não perdem uma exposição, viajam muitas vezes para conhecer novos museus e todas as formas de arte: da pintura à escultura, da música ao cinema.


O pai nerd e geek


Pais que dominam as novas tecnologias, sabem tudo sobre banda desenhada, super-heróis, livros e filmes de ficção científica.


Dia do Pai - O pai bem-disposto


O pai bem-disposto


Pais com sentido de humor, que adoram rir e fazer rir os outros e que sabem que não se pode levar a vida tão a sério.


O pai que gosta de tratar de si


Pais que valorizam a aparência e a imagem, que gostam de se mimar, não descuram nada, desde a escolha das meias até ao corte de cabelo e a barba.


Dia do Pai - O pai cantor


O pai-cantor


Conhecedores de diferentes estilos musicais, fazem coleção de discos ou CD, vão a concertos ou festivais de música, dão uns acordes, gostam de cantar no carro ou no duche e passam a vida a ouvir música no Spotify.


O pai intelectual


Pais que são leitores ávidos, seja de livros, revistas ou jornais e cujo habitat natural poderia ser uma biblioteca.


Dia do Pai - O pai ecofriendly


O pai ecofriendly


Pais com preocupações ecológicas e ambientais, que procuram ser sustentáveis e ajudar a salvar o planeta com as suas ações diárias.


O pai que está longe (mas perto)


Pais que estão longe geograficamente podem enfrentar desafios únicos no seu relacionamento com os filhos (podem ter de ser criativos para alimentar a relação com os filhos), mas ainda assim podem ser pais muito presentes.

Pais há muitos e com diferentes formas de encarar a parentalidade, mas todos eles querem o melhor para os seus filhos.

E nós também queremos o melhor para os nossos pais. Conheça aqui as nossas sugestões de presentes para o Dia do Pai.


FELIZ DIA DO PAI!



Artigo de Catarina Pereira



Subscreva a Mogando Now!

  • Partilhar este artigo