Presentes originais para o Dia da Mãe que vão surpreender

Presentes originais para o Dia da Mãe que vão surpreender

O Dia da Mãe é uma data especial, criada com o objetivo de homenagear todas as mães e demonstrar o amor e carinho que devemos sentir por elas. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história do Dia da Mãe, dar algumas ideias de como celebrar o Dia da Mãe de forma especial com a sua mãe, assim como partilhar uma lista de presentes originais e criativos que pode encontrar na nossa loja para oferecer à sua mãe no Dia da Mãe


Quem teve a ideia de criar o Dia da Mãe?


O Dia da Mãe já era celebrado muito antes de ser oficialmente batizado como o Dia da Mãe. Esta celebração remonta a tempos muito antigos, quando as pessoas celebravam a maternidade e a fertilidade. As primeiras celebrações em honra às mães datam da Grécia Antiga, onde a deusa Reia, mãe de todos os deuses, era homenageada com festivais anuais.

Mas foi já no século XX que a comemoração moderna começou a ser celebrada, quando uma mulher chamada Anna Jarvis iniciou uma campanha para estabelecer um dia especial para homenagear as mães.

Anna Jarvis, filha da escritora e ativista Ann Maria Reeves Jarvis, com a perda da sua mãe em 1905, ficou profundamente comovida com o amor incondicional e os sacrifícios que a sua mãe, assim como todas as mães, fazem pelos seus filhos.

Ela começou assim uma campanha para estabelecer um dia especialmente dedicado para homenagear as mães e expressar gratidão por tudo o que elas fazem. Após vários anos de intensa dedicação a esta causa, viu finalmente os seus esforços serem recompensados quando em 1914, quando o presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson, proclamou oficialmente que o Dia da Mãe seria comemorado no segundo domingo de maio.


E por que é que em Portugal o Dia da Mãe é no primeiro domingo de Maio?


Bom, essa é outra história, pois tudo começou na década de 50 do século passado, quando a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal no dia 8 de dezembro.

No entanto, como no dia 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, padroeira de Portugal, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse deslocado para data diferente, permitindo assim que o 8 de dezembro fosse exclusivamente dedicado às comemorações de veneração a Nossa Senhora da Conceição.

Assim sendo, o Dia da Mãe em Portugal foi alterado para o último domingo de maio, pois na tradição católica maio é o mês de Maria, mãe de Jesus. Mas não ficaria por aqui. Como no último domingo de maio existem com frequência outras celebrações católicas, como o Pentecostes ou a da Ascensão, o Dia da Mãe em Portugal ficou em definitivo no primeiro domingo do mês de maio.


Ideias para celebrar o Dia da Mãe de forma especial


Há muitas formas de celebrar o Dia da Mãe de forma especial na companhia da sua mãe. Estas são algumas delas.


Passar tempo de qualidade com a sua mãe


O tempo é um dos presentes mais preciosos que se pode dar a alguém. Dedique um tempo de qualidade com sua mãe no Dia da Mãe, fazendo algo que ela goste. Pode ser um passeio no parque, um almoço em família, ou simplesmente sentar-se com a sua mãe para conversar, sem pressas e distrações.


Realizar aquela tarefa que é sempre adiada


Faça algo especial pela sua mãe no Dia da Mãe, como preparar o pequeno almoço na cama, ajudar a limpar a casa, ou a pendurar aquele quadro que a sua mãe já tantas vezes lhe pediu. Gestos de serviço são uma forma sincera de expressar seu amor e apreço.


Mensagens e dedicatórias


Escreva uma mensagem emocionante para sua mãe expressando seu amor, apreço e gratidão. Pode ser uma carta, um poema ou até mesmo uma mensagem nas redes sociais. Compartilhe suas emoções e faça sua mãe sentir-se amada e valorizada.


Cozinhar uma refeição especial


Prepare uma refeição especial para sua mãe no Dia da Mãe. Faça aquele prato ou receita que a sua mãe adora, mas já não tem condições para fazer, ou não justifica fazer só para ela. Demonstre seu amor e cuidado preparando uma refeição deliciosa e dedicando tempo e esforço para torná-la especial.


Atividades em família


Planeie atividades em família para comemorar o Dia da Mãe. Pode ser um piquenique, uma sessão de cinema em casa, ou até mesmo uma tarde de jogos em família. O importante é passar tempo de qualidade junto da sua mãe e criar memórias especiais.



Como escolher um presente original e perfeito para a sua mãe?


Escolher um presente original e diferente para a sua mãe demonstra todo o cuidado e carinho que dedicou a encontrar um presente para oferecer no Dia da Mãe, fazendo a sua mãe sentir-se valorizada e amada, fortalecendo a vossa relação.

Para escolher um presente criativo para oferecer no Dia da Mãe, pense nos interesses e hobbies da sua mãe, nas memórias que ambos partilham e em tudo aquilo que ela valoriza.

Seja um presente personalizado, uma experiência única ou alguma coisa relacionada com os interesses da sua mãe, escolha algo que seja significativo e especial para ela.

Foi a pensar em algumas mães que conhecemos, nos seus interesses, passatempos e preferências, assim como a utilidade que o presente poderá ter no dia a dia da sua mãe, que criámos esta lista de sugestões de presentes originais que pode encontrar na Mogando para oferecer no Dia da Mãe.


Mães que adoram cozinhar


Se a sua mãe é uma daquelas mulheres que adora cozinhar, preparar aqueles lanchinhos e petiscos especiais, estes poderão ser presentes perfeitos para oferecer no Dia da Mãe:




Espátula Pan Man




Lembra-se das panquecas e omeletes maravilhosas que a sua mãe costuma fazer? Pois o Pan Man é o verdadeiro herói que ajuda todas as mães a virar até as omeletes mais recheadas.




Base para quentes Hot Stuff




Ainda fica impressionada como a sua mãe consegue pegar nas panelas e tachos quentes sem se queimar? Pois esta base para tachos é como ela, não tem medo de pegar em “Hot Stuff”.




Colheres para saladeira Juicepair




Se a sua mãe é adepta de comida saudável como, o Juicepair é sem dúvida um utensílio prático e muito útil para a sua mãe fazer saladas.




Pousa-colher Hug Doug




Pode também oferecer um pousa-colher que fará a sua mãe recordar-se dos vossos abraços sempre que estiver a cozinhar.




Pega Mezzelune




Mamma Mia! Com a pega Mezzelune é garantido que a sua mãe fará mais lasanhas e canelones só para dar uso ao seu presente.


Mães que não dispensam um bom livro


De certeza que a sua mãe que tanto adora ler, é muitas vezes interrompida na sua leitura, ou por causa de alguma tarefa que tem de fazer em casa, ou simplesmente para dar atenção aos filhos e netos, pois as mães são assim, estão sempre disponíveis para os outros. Facilite-lhe a vida, ajudando-a a retomar a leitura na página certa.




Marcador de livros Curious cat




Dizem que "a curiosidade matou o gato", mas neste caso é o marcador Curious Cat que mata a curiosidade de saber o que virá na página seguinte.




Marcador de livros Lightmark




O divertido marcador Lightmark recorda não só em que página a sua mãe parou a leitura, como também que é sempre importante ler com uma boa iluminação.




Marcador de livros Citrinos - Lima





Com o marcador Lima será mais fácil refrescar a memória e retomar a leitura na página onde interrompeu.


Uma outra prenda útil para mães que gostam de ler é um cerra-livros, para que possam manter os livros organizados nas prateleiras ou secretária, evitando o risco de quedas.




Cerra-livros Mind Exercise




O cerra-livros Mind Exercise ajuda a recordar a importância da leitura para manter o cérebro ativo.




Cerra-livros Bookshop




Se a quantidade de livros que a sua mãe tem dava para abrir uma livraria, então o cerra-livros Bookshop é o presente mais indicado.




Cerra-livros Coruja





Claro que não podia faltar o cerra-livros Coruja, pois sendo a coruja um dos símbolos da inteligência e da sabedoria.


Mães que são super organizadas


Bom, todas as mães são naturalmente muito organizadas, pois para conseguirem lidar com as tarefas profissionais e domésticas, principalmente com o caos normal do quarto das crianças, torna-as a todas mulheres super organizadas.

Temos também algumas sugestões de presentes originais que poderão ajudar a sua mãe no dia a dia:





Clipes para meias Sock’n’Roll




Quantos de nós já ouvimos a nossa mãe queixar-se das meias que desaparecem na máquina de lavar, ou no trabalho que dá emparelhar meias. Não há nada que não tenha “concerto” e com os clipes Sock’n’Roll será um verdadeiro espetáculo.





Garrafas Yos




Seja para organizar a medicação, ou os suplementos vitamínicos, as garrafas YOS são muito práticas para organizar no domingo à noite os comprimidos ou cápsulas para toda a semana. Assim a sua mãe só terá que encher a garrafa com água fresca diariamente.





Sacos Tidy Trash




Há também as mães com consciência ambiental e que são muito disciplinadas a fazer reciclagem. Por que não oferecer um conjunto original de sacos Tidy Trash para separação de resíduos?





Elásticos Flashy




Seja para fechar um pacote de massa, manter organizado um conjunto de cosméticos dentro da mala, ou até mesmo prender o cabelo, a sua mãe de certeza que vai encontrar mil e uma formas de usar os elásticos Flashy.





Suporte Pelix




A sua mãe também vai adorar a ajuda preciosa que o pelicano Pelix dará para manter o lava-louça arrumado.


Mães que gostam de plantas e flores


Se a sua mãe adora ter plantas e flores em casa, dedicando boa parte do seu tempo a cuidar delas, como se de filhas se tratassem, este podem ser presentes úteis e originais para oferecer no Dia da Mãe:





Vasos Painty




Com um prato de escoamento integrado e uma pega para facilitar o transporte, o vaso Painty pode ser colocado em qualquer local da casa.





Sizo Paper Bag Triangle




Floreiras em papel lavável da Sizo Zwart, para as mães que gostam de decorar as paredes com flores secas e artificiais.





Jarras de algodão Inspired by Art




Se a sua mãe gosta de reciclar, as jarras de algodão da Barceloning são ideais para reciclar garrafas e decorar a casa com flores e obras de arte famosas, como "O beijo", de Gustav Klimt.





Regador jumbo




Com a sua tromba comprida e fina, será muito mais fácil para a sua mãe regar até os vasos mais pequenos com o regador Jumbo.





Regador Care-it




Agora a sua mãe pode ir de férias descansada, pois sabe que o Care-it cuidará das suas plantas enquanto estiver fora.


Mães que têm ou adoram animais de estimação


Se a sua mãe tem um animal de estimação, como um gato, um cão, ou simplesmente adora animais de estimação, estes são alguns presentes que ela poderá gostar:





Moldura Hidden Cat




Se a sua mãe adora gatos, a moldura Hidden Cat é sem dúvida um presente original e que pode oferecer com a sua fotografia, ou com o gato de estimação da sua mãe.





Comedouro Komeki




Se a sua mãe tem um animal de estimação e adora sushi, o comedouro Komeki vai ser o presente perfeito para o Dia da Mãe.





Caneca Gato Preto




Mas se a sua mãe gosta de chá, mas prefere gatos, a caneca Gato Preto será a mais indicada.





Coelhos de madeira Aiymes




Há também mães que adoram coelhinhos. este coelhos artesanais, feitos com madeira sustentável, são uma excelente peça de decoração para a casa da sua mãe.





Suporte de notas adesivas Puppy




Se a sua mãe gosta de fazer listas de compras e escrever pequenas notas com lembretes, o Puppy será sem dúvida o seu mais fiel companheiro para essa tarefa.


Mães apreciadoras de chá


Há também as mães que adoram chá, mas não aquele chá que já vem em saquetas. Gostam de comprar um chá específico, que compra numa loja ou mercado tradicional. Estes infusores de chá são um presente original e perfeito para oferecer à sua mãe no Dia da Mãe.





Infusor de chá Túlipa




É tradição oferecer flores no Dia da Mãe. Porque não oferecer um dois-em-um com o infusor de chá Túlipa.




Infusor de chá Leão-marinho




De certeza que a sua mãe vai fazer um sorriso sempre que fizer um chá com o divertido infusor Leão-Marinho.




Infusor de chá Ursos-polares




A sua mãe também poderá adorar tomar um chá na refrescante companhia destes ursos-polares.




Infusor de chá Biskviti




Um biscoito , ou neste caso um Biskviti, é sempre um companheiro inseparável do chá.




Caneca Pill Tea





Se a sua mãe tem sempre um chá para qualquer maleita, então a caneca Pill Tea tem tudo a ver com ela.


Mães ativas e práticas


Se a sua mãe é uma mulher com uma atividade diária intensa, com deslocações frequentes em trabalho e que gosta de soluções práticas, este presentes são ideais para a sua mãe





Sacos dobráveis Shuppato




Com design japonês premiado e inspirado na arte origami, os sacos Shuppato são muito práticos e fáceis de transportar na mala quando não estão a ser utilizados.





Lancheiras Frenchbull




Se a sua mãe gosta de fazer as suas próprias refeições para levar para o trabalho, ou simplesmente prepara um farnel delicioso para levar para a praia, com as lancheiras da marca nova-iorquina French Bull será muito prático para a sua mãe transportar e manter as refeições protegidas da temperatura exterior.





Garrafas isotérmicas Izy




Se a sua mãe anda sempre com uma garrafa com água ou chá nas suas deslocações, as garrafas isotérmicas Izy, além de manterem a temperatura durante 24 horas para bebidas frias e 12 horas para bebidas quentes, são decoradas com obras de arte de artistas famosos.





Carregador wireless Pantone




Com carregamento por indução, o carregador wireless Pantone pode ser ligado a um computador ou a uma tomada.





Suporte Too Many Apps




Se a sua mãe tem a secretária sempre cheia de papelada, além do smartphone carregado de apps, este suporte para o smartphone vai ajudá-la a manter a secretária organizada e a saber sempre onde ele está.


Mães apreciadoras de arte


Se a sua mãe é uma apaixonada por arte, há vários presentes originais e práticos com obras de pintores famosos:





Tote Bag "Rapariga com o brinco de pérola", de Vermeer




Sabia que esta obra de Vermeer é a pintura com um rosto feminino mais conhecida a nível mundial, a seguir à "Mona Lisa"?




Conjunto de chávenas Mondrian




Se a sua mãe prefere café, pode oferecer como prenda de Dia da Mãe um bonito conjunto de chávenas de café, com as cores e padrões de Piet Mondrian.




Caneca Girassóis, de Van Gogh




Talvez a sua mãe prefira as cores alegres e vivas dos Girassóis de  Van Gogh.




Mini bandeja "Noite estrelada", de Van Gogh




Uma outra obra famosa de Van Gogh é a "Noite Estrelada", a decorar esta pequena bandeja.




Tapete para rato Drac Gaudí




Este tapete para rato, com os famosos azulejos de Gaudí, pode ser um presente que a sua mãe utilizará diariamente.


Escolher um presente original e criativo para o Dia da Mãe, é uma das formas de demonstrar todo o amor e carinho que sentimos por ela. Estes foram alguns exemplos de presentes diferentes e especiais que pode encontrar na Mogando.

Mas se não encontrou nesta lista nenhum que considere ser um presente original e perfeito para a sua mãe, pode ver a nossa lista completa de presentes para o Dia da Mãe aqui.

Temos também a certeza que, para a sua mãe, o presente mais original e perfeito é você. Por isso, nada substitui um carinhoso beijo seu, embrulhado num longo e forte abraço, mostrando à sua mãe todo o amor e carinho que sente por ela.



Subscreva a Mogando Now!