07 / 09 / 2022

Regresso às aulas: 10 sugestões para pôr em prática

Regresso às aulas: 10 sugestões para pôr em prática

Um novo ano letivo está mesmo à porta e estamos prontos para o receber.

Em setembro, mês do regresso às aulas, com a requisição de manuais, a compra de material escolar e a reorganização de novas rotinas, pode ser difícil manter a tranquilidade.

Depois de umas longas férias, o entusiasmo de ambas as partes (encarregados de educação e estudantes) pode ser intenso, mas também não é raro ser causador de muito stress.

É necessária uma gestão adequada para que seja possível um regresso às aulas tranquilo, sem dramas e, muito importante, sem comprometer o orçamento familiar.

Vamos conhecer algumas formas de agilizar todo este processo?


Planeie com antecedência


Já fez o download dos vouchers dos manuais escolares?

A plataforma MEGA já disponibilizou os vouchers para a aquisição de manuais escolares gratuitos (que depois devem ser entregues nas livrarias aderentes).

Consulte a página e verifique se a escola do seu educando já emitiu todos os vales.


Regresso às aulas - Plataforma MEGA


Como sabe, os manuais escolares são gratuitos e o regime dos vouchers MEGA abrange a totalidade dos alunos que frequentam a escola pública, do 1.º ao 12.º ano (sendo que todos os alunos que transitaram de ano no primeiro ciclo terão livros novos).

Para ter acesso aos vouchers, é necessário o registo na Plataforma MEGA e a escola tem de ter na sua posse o número de contribuinte do encarregado de educação para que os vales sejam atribuídos.

A plataforma só conseguirá disponibilizar os vouchers a partir do momento em que as escolas tenham carregado todos os dados necessários.

Depois do registo na plataforma, é necessário introduzir os dados pessoais, como o endereço de e-mail e o número de contribuinte do encarregado de educação devidamente registado no estabelecimento de ensino.

Por questões de segurança, este NIF é validado automaticamente através do site da Autoridade Tributária (Portal das Finanças).

Em cada voucher está a informação de se tratar de um manual reutilizado ou um manual novo. Os vouchers são emitidos aleatoriamente, atribuindo manuais reutilizados (em bom estado de conservação) ou manuais novos.

Se for atribuído um manual reutilizado, os encarregados de educação devem dirigir-se ao estabelecimento de ensino para o levantar.

Cada voucher tem um código a ser utilizado nas papelarias – on-line ou físicas. Os vouchers MEGA podem ser resgatados/utilizados apenas uma única vez.

Se os encarregados de educação não tiverem possibilidades de tratar do processo on-line, podem dirigir-se ao estabelecimento de ensino (que tratará de tudo).


Seja organizado: faça listas


Comece por ver o material que ainda resiste dos anos anteriores e que pode reaproveitar.

Sabemos que podemos contar com as listas de materiais que os professores gostam de dar aos alunos nos primeiros dias de aulas, mas algum material já deve estar com o aluno quando a escola começa. Por exemplo, devemos contar com cadernos suficientes para todas as disciplinas…

É importante seguir a lista fornecida pela escola (pesquise no site da escola, porque pode já estar on-line), para que não falte nada, e não compre nada desnecessário.


Regresso às aulas - Planeia as atividades extracurriculares


Planeie as atividades extracurriculares


Além do material escolar, não se esqueça das atividades extracurriculares em que pretende inscrever o seu filho (lazer, desporto ou de apoio a alguma disciplina).

Veja o material necessário e não falhe os prazos: por vezes, em algumas atividades desportivas, há descontos se fizer a inscrição atempadamente ou se se tornar sócio, por exemplo.

Se precisar de explicações, podem ficar mais acessíveis se forem contratadas com antecedência, garantindo também a vaga.


Reutilize material


Porque haveríamos de comprar inúmeros artigos que estão em perfeitas condições quando podemos reaproveitar e reciclar?

Muitas famílias não resistem a comprar tudo novo quando ainda têm imenso material em ótimas condições.

Já pensou que, neste regresso às aulas, além de poupar, está a educar e a formar sobre o valor do dinheiro e a importância de não se comprar coisas novas quando as antigas ainda funcionam? O segredo passa por reutilizar.

Por exemplo, se sobraram lápis de cor, réguas, compassos ou qualquer outro material escolar do ano anterior, é preferível continuar a usá-los antes de comprar outros. Seja um exemplo: poupe a carteira e o planeta.

No entanto, também é importante e indispensável que algum material escolar seja alvo de renovação. Mas não escolha o material escolar pelo seu educando – é muito importante que as escolhas partam dele.


Invista na qualidade dos materiais (como as mochilas ou lancheiras)


A mochila e muito provavelmente a lancheira ou o termo vão acompanhar o seu filho ao longo do ano. Por essa razão, deve assegurar-se de que são de excelente qualidade e que estão à altura da função a que se destinam.

A escolha de uma mochila resistente, lavável e com um bom apoio, com alças acolchoadas, lancheiras que sejam térmicas e laváveis ou termos com tampas herméticas livre de BPA são o tipo de produtos que vão ser sempre necessários, muitas vezes usados diariamente e, por isso, merecem o investimento.


Regresso às aulas - Comparar preços


Compare preços


Atualmente, podemos pesquisar on-line, conhecer as características dos materiais e comparar preços. Não se esqueça: nem todos os estabelecimentos praticam os mesmos preços e pode ser compensador fazer diferentes compras em sítios distintos.

Aproveite as promoções: muitos estabelecimentos comerciais lançam campanhas de regresso às aulas, pelo que não se deve precipitar nas compras do material e outros artigos. Compare os preços e faça a sua seleção.

A compra de material escolar é um ritual de que todos os estudantes gostam.

Invista o seu tempo e, juntos, procurem as escolhas acertadas.


Conheça o Calendário Escolar


As escolas podem optar entre uma organização trimestral (três períodos) ou semestral (dois períodos).

As escolas que optam por uma organização semestral devem articular com o respetivo município e demais escolas que o integram a definição do calendário de funcionamento das suas atividades educativas e letivas, devendo consultar-se o respetivo agrupamento para mais informações sobre o calendário letivo.

As escolas que adotam uma organização trimestral regem-se pelo Calendário Escolar 2022/2023.

O calendário escolar 2022/2023 e 2023/2024 já foi definido: o Governo publicou o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, aprovando o calendário dos próximos dois anos letivos, incluindo as férias escolares e datas de exames.

As datas definidas para o calendário escolar 2022/2023 são as seguintes:


Início das atividades letivas: entre os dias 13 e 16 de setembro de 2022

1.º período: arranca entre 13 e 16 de setembro e termina a 16 de dezembro de 2022

2.º período: arranca a 3 de janeiro de 2023 e termina a 31 de março de 2023

3.º período: arranca a 17 de abril de 2023 e termina entre 7 a 30 de junho de 2022, de acordo com o ano


Final do ano letivo:


Dia 7 de junho de 2023 – fim do ano letivo para alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos;


Regresso às aulas - Calendário Escolar 2022/23 - 3.º Ciclo
Versão para impressão (clique na fotografia)


Dia 14 de junho de 2023 – fim do ano letivo para alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos;


Regresso às aulas - Calendário Escolar 2022/23 - 2.º Ciclo
Versão para impressão (clique na fotografia)


Dia 30 de junho de 2023 – fim do ano letivo para o 1.º ciclo e pré-escolar.


Regresso às aulas - Calendário Escolar 2022/23 - 1.º Ciclo e Pré-Escolar
Versão para impressão (clique na fotografia)


Férias escolares:


Férias escolares de Natal: entre os dias 17 de dezembro e 2 de janeiro de 2023;

Miniférias de Carnaval: 20 a 22 de fevereiro de 2023;

Férias escolares da Páscoa: entre o dia 1 de abril e 16 de abril de 2023;

Férias escolares de verão: entre 7 a 30 de junho de 2022, de acordo com o ano (ver acima), e terminam entre 12 e 15 de setembro de 2023.


Crie condições para o estudo em casa


Introduzir uma pequena mudança, que pode ser um cesto de papéis ou um porta-lápis novo é uma forma de preparar para novas rotinas. É a sua forma de dizer “Vem aí um novo ano, um novo ciclo, novos desafios”.

Por vezes, basta alterar a disposição dos móveis ou introduzir uma luz nova para que consiga esse efeito.

Mas não descure nunca as condições essenciais para o estudo, nomeadamente:

  • um espaço tranquilo, sem ruídos e distrações;
  • um espaço decorado ao gosto de quem nele estuda;
  • uma cadeira confortável e ergonómica;
  • uma mesa de trabalho bem organizada, com o equipamento tecnológico por perto;
  • o espaço de trabalho bem iluminado.


Regresso às aulas - Estimule a aprendizagem


Estimule a aprendizagem


Não ignore a importância dos estímulos cognitivos e de todos os dias se poder aprender (mesmo sem escola). Essa estimulação não pode ser reduzida à sala de aula.

Todos os “truques” são bem-vindos para estimular a leitura, o gosto pelo cinema, pelo teatro ou pela arte.


Regule a hora de ir para a cama


A ausência de rotinas durante as férias desregula os sonos (adormece-se e acorda-se mais tarde). Se for esse o caso, à medida que o início das aulas se vai aproximando, faça com que o seu filho volte à “normalidade”.

A melhor forma de o fazer não é mandá-lo para a cama mais cedo, mas sim começar a acordá-lo progressivamente mais cedo. O horário de sono é regulado pelo momento do despertar!

O regresso às aulas marca o início de um novo ano, com exigências e desafios que, em equipa, são facilmente superáveis. Siga as nossas sugestões para preparar o regresso às aulas de forma simples, em família.


Bom regresso às aulas!




Artigo de Catarina Pereira



Subscreva a Mogando Now!
  • Partilhar este artigo

Produtos em destaque

Candlecan Vela Chocolate Bar
24,90€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Cubic Feet Meias Pizza
18,70€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
CandleHand Vela F*CK YOU Vermelho
39,90€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Nikileinshop Vela Torre Coração Rosa Baga
6,90€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Seik Meias Parmesan S
10,90€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Gadget Master Copo Crushed
7,40€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Balvi Bases para copos Cats
16,80€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Balvi Relógio de parede Milk
9,80€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
French Bull Caneca de sopa VIVA
10,60€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado
Monkey Business Pegas Farfalloni
17,80€
Adicionar ao Carrinho
1
Adicionado